Iniciamos o Outubro Urbano, com vƔrias atividades.
O ato central ocorreu na primeira segunda feira, dia 6 de outubro, data reconhecida pelas Nações Unidas para refletir sobre o estado das cidades e sobre o direito bÔsico de todos a uma habitação condigna.
O Governo de Cabo Verde, atravĆ©s do MinistĆ©rio das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), da ImobiliĆ”ria, FundiĆ”ria e Habitat (IFH) e do Instituto Nacional de GestĆ£o do Território (INGT) em parceria com a CĆ¢mara Municipal do Sal e a ONU-Habitat, reuniu representantes institucionais, parceiros e a comunidade local, para apresentaƧƵes, debates e reflexƵes sob o tema deste ano āResposta a crises urbanasā. O MunicĆpio do Sal foi palco escolhido este ano.
Durante a cerimónia, que contou com a presenƧa do Ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eng.Āŗ VĆtor Coutinho, foi sublinhada a importĆ¢ncia de uma ação conjunta e integrada para enfrentar os desafios urbanos, colocando as pessoas no centro das polĆticas pĆŗblicas e promovendo soluƧƵes inovadoras e sustentĆ”veis.
O programa contemplou vĆ”rias conversas temĆ”ticas, como a sustentabilidade e resiliĆŖncia urbana, Sistema de Informação de Habitação (SIH), a promoção da habitação atravĆ©s do setor turĆstico, etc. Ć IFH coube a apresentação de dois grandes temas: os feitos e as perspectivas do setor da habitação para a ilha do Sal, sob a orientação do Presidente do Conselho de Administração, Eng.Āŗ JosĆ© Miguel Duarte Martins e a apresentação da proposta de Regulamento de Renda ResolĆŗvel e do Regulamento que estabelece as regras de uso das habitaƧƵes do Estado, apresentado pela Administradora Executiva, Dra. FĆ”tima GonƧalves.
A iniciativa promoveu momentos de partilha, debate e interação, reforçando o compromisso de Cabo Verde com a construção de cidades mais inclusivas, resilientes e sustentÔveis.
O dia foi intenso e terminou com uma tarde junto das comunidades de Alto Santa Cruz e Alto São João, onde num momento de muita aprendizagem e de muita interatividade conseguiu-se passar aos mais pequeninos as regras de boa convivência na vizinhança, a conservação do património, a prevenção à crise urbana e a educação financeira. O antes e o depois de Alto São João e Alto Santa Cruz foram retratados através de uma Exposição FotogrÔfica.

