À conversa com Engº João Tavares

A conversa de hoje é com o Engº João Tavares , Coordenador do Gabinete de Tecnologia, Informação e Comunicação.


Informáticos são os nossos bombeiros, conta-nos um pouco desta tarefa.

JT: Os informáticos, pertencentes ao GTIC, são responsáveis pela definição e manutenção dos Sistemas Informáticos (SI), bem como pelo desenvolvimento ou implementação de mais e melhores ferramentas informáticas. Cabe ao GTIC, providenciar a operacionalidade e funcionalidade da rede interna, garantir a formação e a utilização por todos e a segurança da informação existente e veiculada. Em anexo, a segregação de funções do GTIC numa informação-proposta apresentada em 2017 ao então CA com mais detalhes.

A nível de sistemas de informação e comunicação como está a IFH?
JT: Houve uma evolução considerável nos últimos anos. Vários sistemas foram desenvolvidos e muitos outros atualizados considerando a dinâmica das informações inerentes dos diversos processos e das solicitações das Unidades Orgânicas (DC, DT, GAI e GJU) em conjunto com o CA.

Como faz para definir prioridades quando tudo é urgente, pois se um computador falha o colega não trabalha…

JT: A definição das prioridades é, realmente, uma tarefa complicada. No entanto, o GTIC tem envidado todos os esforços técnicos para atender as solicitações do help-desk, principalmente na reparação/recuperação dos sistemas que são core da IFH. Dito de outra forma, os SI são prioritários no atendimento.

Numa palavra, como descreve a IFH?

JT: Para mim, a IFH é aquela empresa de oportunidades. Oportunidades de aprendizagem em todas as áreas operacionais, uma vez que a informática é transversal. A IFH proporciona o crescimento profissional e pessoal (somos uma FAMILIA). 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn