À conversa com Stephanie Martins

A conversa deste mês foi com a Coordenadora do Núcleo Recursos Humanos e Materiais, Dra. Stephanie Martins. Acompanhe-nos!

Há quanto tempo está na IFH? 

SM: Faço parte desta família há 10 anos.    

Quais os desafios desta área?

SM: A gestão de recursos humanos tem desafios diários. Lidar com as subjetividades dos colaboradores, compreender suas necessidades e conciliá-las aos objetivos organizacionais exige um trabalho constante de análise e busca de soluções coerentes e justas.   

O que o NRHM tem feito para engajar os colaboradores e como tem sido esta tarefa? 

SM: Sendo os Recursos Humanos o maior ativo de uma empresa, todos os profissionais desta área desejam que a sua empresa tenha um ambiente saudável e com sinergia na equipa.  

Para engajar os colaboradores investimos em ações de formações, Workshops, e como reforço, temos apostado fortemente nas ações de Endomarketing, onde o retorno é imediato e podemos ver a satisfação no semblante de cada membro da equipa. Outra forma de mantar os colaboradores engajados, é através da promoção da integração da equipa, afinal somos seres sociáveis. Para isso, estabelecemos anualmente um calendário de eventos, onde celebramos as datas comemorativas (aniversários, dia do trabalhador, natal, etc) bem como caminhadas que para além de proporcionar o convívio, estimula a prática de atividades físicas.  

Em 2020, devido à pandemia do Covid-19, esta tarefa tornou-se mais desafiadora pois temos que nos ajustar à nova realidade e criar outros mecanismos de engajamento, principalmente na área da comunicação interna. 

Tem sido muito gratificante, pois as tarefas que promovem o engajamento são as que mais me dão prazer em planear/realizar.  

Como caracteriza os recursos humanos da IFH? 

 SM: A equipa da IFH é constituída por 38 colaboradores em que género masculino é predominante, com uma representação de 61 %. Por um lado, temos um grupo sénior com experiência acumulada e conhecimento sólido, transportando em si a memória vida da empresa, e por outro, um grupo dos quadros jovens, dinâmicos, que trouxeram novas competências para a empresa. Estes dois grupos complementam-se fazendo com que a equipa esteja equilibrada no ponto de vista geracional. No que diz respeito à antiguidade, 80% dos colaboradores efetivos já estão na empresa há mais 21 anos, o que demostra a estabilidade dos quadros. Relativamente ao nível académico, temos uma representação de 67% de colaboradores com habilitação superior e tendo em conta que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, a representação deste nível académico tende a aumentar.  

Numa palavra, como descreve a IFH? 

SM: Família.

E o grito de guerra é? 

SM: Nos é rei di bom!”

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn