O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva inaugurou ontem, dia 07 de janeiro, o Aldeamento Flor de Bolanha, em Achada Bolanha – São Miguel, Santiago, composto por 14 moradias.
Um investimento com impacto direto na vida de famílias que enfrentam dificuldades no acesso à habitação, incluindo jovens que desejam construir a sua autonomia e formar família.
Segundo o governante, “estas casas são as primeiras de um conjunto mais alargado a ser construído no município, onde já existe terreno disponibilizado pela Câmara Municipal ao IFH para novas habitações. O modelo adotado é pensado para o meio rural, respeitando os hábitos, tradições e o modo de vida das comunidades, com casas térreas, quintal, espaço de vizinhança e todas as condições de conforto e dignidade. O investimento ronda os 37 mil contos, incluindo arranjos exteriores.
Este projeto integra um esforço mais amplo: entre 2017 e 2025, já foram construídas ou estão em construção mais de 1.800 casas sociais, número que continuará a crescer em 2026, com mais de 1.000 novas habitações previstas no Orçamento do Estado.
Paralelamente, reforçámos políticas de acesso à habitação, como o Crédito Jovem, com maior bonificação de juros e garantias públicas, bem como soluções de renda resolúvel, criando condições reais para reduzir o défice habitacional e dar resposta às necessidades das famílias cabo-verdianas”.