Na madrugada do dia 11 de agosto de 2025, a ilha de São Vicente, foi fustigada pela tempestade tropical Erin. Foi um fenómeno meteorológico raro, caracterizado por chuvas torrenciais que trouxe inundações e enxurradas, com danos e perdas humanas e materiais significativas. Em quase duas horas, terá chovido com uma intensidade muito elevada, jamais registada em todo o território nacional.
A urbanização Quinta de Sant´Anna, também foi impactada pelo fenómeno meteorológico, não obstante as proteções executadas. Da avaliação feita pela IFH constatou-se que a quantidade de água e os resíduos trazidos por esta provocaram uma enxurrada de lama generalizada que agravaram o entupimento das passagens hidráulicas existentes no local.
De modo particular, regista-se danos localizados nos passeios, consequência do arrastamento do pavês, onde, ainda existia guia de lancil; queda parcial de muros de alvenaria junto a canais de drenagem; alguns postes de iluminação pública danificados; as áreas verdes foram substancialmente danificadas; algumas tampas das caixas de esgotos domiciliares em passeios soltaram; danos no pavimento em betuminoso junto a um dos canais de drenagem causados pelo empuxo de água.
Apesar dos danos referidos e de uma forma geral, as redes de infraestruturas enterradas (elétricas, telecomunicações, água e esgotos) não foram afetadas.
A IFH está em articulação com o empreiteiro para a reposição e reforço das partes danificadas, estando em curso a quantificação dos prejuízos e a programação das intervenções.
No presente momento, já se está a proceder à limpeza da urbanização e, em breve, será apresentado um plano de ação. Em simultâneo, medidas mitigadoras e de reforço, em alguns itens, serão assumidas de modo a tornar a urbanização mais resiliente a fenómenos desta natureza.
A IFH reafirma o seu compromisso em repor a situação, garantindo a qualidade, desígnio da empresa.

